Meu filho consegue me manipular? Como saber se é manipulação ou necessidade?

filip-mroz-172352-unsplash

 

Bebês e crianças pequenas até dois anos não manipulam os adultos. Não manipulam simplesmente por que ainda não há a capacidade cognitiva pra isso. Vamos entender o que Piaget, teórico do desenvolvimentom fala sobre isso?

Até dois anos, de acordo com Piaget, a criança está em um estágio de desenvolvimento chamado de sensório-motor. Nesse momento ela não consegue ainda compreender relações de causa e efeito. As crianças ficam limitadas a acontecimentos imediatos, elas veem e sentem e o que tá acontecendo naquele momento mas ainda não conseguem categorizar o que foi assimilado. Seria impossível a criança ter o seguinte tipo de raciocínio “Vou chorar dessa forma agora por que da última vez que o fiz minha mãe me atendeu”. Por conta disso que é preciso, em grande parte das vezes, tirar a criança da tomada mil vezes, livrá-la de situações de risco outras mil e falar diversas vezes a mesma coisa. A cada vez que isso acontece é como se fosse a primeira. Ela aprende ali momentaneamente, mas não irá guardar na memória aquela experiência de aprendizado. Por isso torna-se totalmente DISPENSÁVEL toda e qualquer forma de punição ou esperar que sua criança obedeça a todos os comandos que você já ensinou simplesmente pelo fato de você os ter tido 50 vezes. Voltando ao choro, ele é totalmente instintivo e não manipulatório. Se há choro, há uma tentativa de comunicação.

Entre 2 e 7 anos  a criança passa para um estágio chamado Pré-operatório. Aqui ainda não há uma organização completa do pensamento. Ela pode sim ser capaz de guardar informações por um tempo mais prolongado mas ainda não é capaz de realizar planejamento e manipulação da forma como nós adultos somos. Ela vai aprender que suas atitudes despertam reações positivas e negativas nos seus pais. Mas não será capaz de abstrair essas situações para novas situações. Logo, achar que antes dos sete anos a seu filho vai parar de mexer nos jarros de vidro da sala simplesmente por que em algum momento você o puniu por te feito ou por ter ensinado anteriormente pode ser inútil.

Quer dizer que até os sete as crianças não aprendem? APRENDEM. Única e exclusivamente por meio do exemplo e não por que você falou mil vezes, gritou outras 500, colocou no cantinho do pensamento ou castigou tantas outras. Aprendem por meio do exemplo por que é um aprendizado que acontece por meio de experiências práticas.

É a partir do sete anos que o pensamento começa a se organizar. A partir daí ela é capaz de elaborar na mente etapas para a resolução de problemas, mas pra isso ainda precisa estar em contato com a realidade. Já aprende algumas regras sociais e morais e assim exerce algum controle de comportamentos a fim de se proteger (ainda há muito a desenvolver nesse aspecto). Aqui começa a compreender relações de causa e efeito e talvez a partir daÍ consigam já pensar que seus comportamentos possam ter algum tipo de consequência. Há aqui a possibilidade do início da capacidade de manipulação, muito primitiva e que eu nem chamaria de “manipulação” pelo caráter negativo da palavra.

Lembre-se que o desenvolvimento de uma criança NÃO É LINEAR E NÃO ACONTECE DA MESMA FORMA PARA TODAS. Os estágios de desenvolvimento são referências para compreendê-lo e nos ajudar a determinar o que é realmente efetivo no momento de educar.

 

Ana Flora Medeiros

Psicóloga Parental

Pós graduada em Parentalidade Positiva

Especialista em Neuropsicologia

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close