Há filhos que são preferidos? Amo mais um que o outro?

max-goncharov-625787-unsplash.jpg

 

Quando o amor pelos filhos acontece de maneiras diferentes significa que amamos mais um que o outro?

 

Tornar-se pai e mãe é uma oportunidade de revisitar a própria infância. Quem tem irmãos provavelmente já se questionou se o outro era mesmo o filho preferido. Quando exercemos a parentalidade parece que estamos a todo tempo planejando fazer o que fizeram conosco e foi positivo e tentando colocar de lado aquilo que não foi positivo e planejando fazer diferente, embora muitas vezes o automatismo dos comportamentos seja mais forte que nossas intenções.

O fato é que os comportamentos automáticos precisam da nossa atenção diariamente, a tendência para repetirmos padrões, sobre a forma como fomos educados na educação, agora, dos nossos filhos é muito forte. Mas nada que uma boa tomada de consciência sobre nossas ações junto a nossos filhos não torne possível agirmos em consonância com aquilo que planejamos. Logo, estamos falando dos desafio em criar um filho, mas e dois, três ou quatro? Sim, os desafios crescem exponencialmente a quantidade de filhos. E as formas de amar também se diversificam. E eu não estou falando do trabalho físico do dia a dia, estou falando do trabalho emocional de aceitar as diferenças e multiplicar o amor. Nos meus atendimentos as gestantes que esperam o segundo filho a dúvida mais frequente é “vou ser capaz de amar os dois filhos da mesma forma?”  Bom, eu arrisco em dizer que não. Mas deixa eu te explicar o motivo de eu pensar assim…

O amor pode sim acontecer na mesma intensidade mas eu não acredito em um padrão de amor igual para todos os filhos. Acredito mesmo que ama-se os filhos, cada um a sua maneira. E isso não significa dizer que ama-se mais um que o outro ou que se prefere um ao outro. O amor pode se manifestar de várias formas e de maneira igualmente intensa. Sabe por que? Cada filho tem a sua personalidade, a sua maneira de se comportar…e essas diferenças despertam sentimentos também diferentes nos pais. Cada filho irá sintonizar de maneira diferente com os aspectos da personalidade dos pais e essa sintonia fará despertar questões e comportamentos diferentes em cada um. Alguns sintonizam com questões mais delicadas, outras mais complicadas, outros mais leves e até as mais sombrias.  Então, a angustia que surge muitas vezes em não querer que os filhos pensem que há um preferido ou que  há um tratamento diferente para cada um deles vem somente da não aceitação da diversidade desse amor, e das várias formas que ele pode assumir. É possível, é natural e não é crime amar os filhos cada um a sua maneira. Essa diversidade pode ficar ainda mais bonita quando se traz a consciência o que exatamente cada filho desperta em nós e na nossa criança interior.

Ana Flora Medeiros

Psicóloga Parental

Pós graduada em Parentalidade e Educação Positivas

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra

 

3 comentários em “Há filhos que são preferidos? Amo mais um que o outro?

  1. E quando a gente quer o segundo filho mas o medo de amar mais o primeiro não sai da cabeça? Estou empacada nessa questão, de amar tanto a primeira e não conseguir ser igual para o próximo… parece bobeira mas me pego varias vezes pensando sobre isso e adiando um segundo bebê. Parabéns pelo seu trabalho! Obrigada pelos ótimos conteúdos divulgados. 😉

    Curtir

    1. Obrigada pelo teu feedback e participação Michelle! Os medos estão relacionados as crenças de que amar os filhos cada um a sua maneira é sinônimo de amar mais um que o outro. Tente perceber através da sua história e de onde vem a sua insegurança…teve irmãos? Ouve essa sensação durante a vida? Ou foi filha única e acredita que é difícil expandir a capacidade de amar? Talvez compreender essas questões seja o primeiro passo para compreender as inseguranças. Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close