Por que as emoções não podem ser classificadas como “boas” ou “ruins”?

IMG_20180904_114024_923

Você sabe que é contraprodutivo separar a razão da emoção? As emoções são uma parte indispensável da nossa vida racional. E assim como diz o Damásio – quando fala sobre a sua teoria no livro “o Erro de Descartes” , são as emoções que propõem o equilíbrio das nossas decisões.
São elas que nos fazem únicos, é o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros. A natureza e a extensão do nosso repertório de respostas emocionais não dependem exclusivamente do nosso cérebro, mas da sua interação com o corpo, e das nossas próprias percepções deste. E é essa percepção, é a apreciação do estado do nosso corpo e da mente,durante as emoções, que provocam os sentimentos.
Então por que falar que existem emoções boas ou ruins, ensinar as crianças que há coisas que não podem ser sentidas se a gente precisa sentir e precisa de todas as emoções para que possamos tomar decisões?
As emoções são, sobretudo, amorais….sentir raiva, inveja, frustração, arrependimento não nos faz pessoas boas ou ruins e é por isso que precisamos ensinar as crianças sobre essas questões para que elas aprendam a identificar o que sentem e que através da gestão das emoções convidem a razão e aprendam a tomar boas decisões.

Quer aprender mais sobre sua própria gestão emocional e como ajudar seu filho a desenvolver isso? Me envia um e-mail para acolhedoradepais@gmail.com e podemos trabalhar isso juntos através do processo de Psicoeducação Parental.

 

Ana Flora Medeiros

Psicóloga Parental

Pós graduada em Parentalidade Positiva

Especialista em Neuropsicologia

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close