A importância da comunicação no contexto familiar

london-scout-41030-unsplash

 

A família é o primeiro e mais importante espaço de encontro, de conhecimento e de empatia entre as pessoas. Afinal de contas é na família, inicialmente, onde fazemos nossas primeiras descobertas, sobre nós mesmo e sobre o outro e grande parte descobertas nós fazemos através da comunicação: com os olhos, com os gestos, com os sons e com as palavras.

Como a comuncação acaba sendo um processo muito natural para nós, eu acredito que grande parte da vezes nós negligenciamos e acabamos, por vezes, ficando descuidados na maneira como nós falamos, especialmente com aqueles que temos as relações mais intimas.

Quem aí já percebeu que toma muito mais cuidado na hora de falar com as pessoas que são de fora de casa? E eu não to aqui falando que a gente precisa perder a espontaneidade com as pessoas que somos íntimos. Não se trata disso. Mas, com toda certeza, devemos prezar por uma comunicação positiva, assertiva e aberta no contexto familiar.

A maioria dos conflitos familiares, seja entre casais, entre irmãos, pais e filhos surge por uma comunicação ineficiente. Várias vezes queremos dizer e não dizemos, não ouvimos, não somos ouvidos, usamos um tom inadequado, falamos no momento errado.

A maioria das queixas entre casais é a respeito da comunicação e sobre a dificuldade de ambos entenderem o que exatamente o outro quer ou precisa por uma falha na comunicação ou até mesmo a ausência dela.

Vamos olhar pra nossa realidade? Como tem sido a comunicação no seu ambiente?

O que acontece, por vezes, com as falhas ou ausência de comunicação é o distanciamento e esse distanciamento vem acompanhado por um sentimento de solidão que pode trazer diversas outras consequências.

E eu não estou falando somente da relação entre casais não…é muito presente a dificuldade ou ausência de comunicação entre pais e filhos também. Em um mundo onde o que prevalece é assuidade nas redes sociais, torna-se cada vez mais difícil prezarmos pelas vivências familiares, pelo tempo dedicado ao outro e até mesmo até a própria intimidade fica abalada.

É por essa razão, e por várias outras que envolvem a importância da comunicação familiar que diversas vezes precisamos trabalhar questões em nós mesmos de autopercepção, autoconhecimento, de identificar como nos sentimos e o que desejamos e trabalhar uma maneira assertiva de dizer isso, criarmos espaço para que o diálogo em família aconteça.

Já pensou que maravilha ensinarmos as crianças o quão importante é uma comunicação positiva e assertiva? E o poder dessa comunicação? Se você deseja conhecer melhor e aprender como podemos tornar o nosso ambiente familiar favorável ao diálogo, vem aos Workshops. São Paulo já está com as vagas quase preenchidas.

Para inscrições é só ir aqui http://www.sympla.com.br/acolhedoradepais

Podemos trabalhar essas e outras questões através de encontros online . E se assim você desejar, é só enviar um e-mail para acolhedoradepais@gmail.com.

Um grande abraço!

 

Ana Flora Medeiros

Psicóloga Parental

Pós graduada em Parentalidade e Educação Positivas

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close