ESTOU EDUCANDO DA MANEIRA CERTA OU ERRADA?

IMG_20180704_132051_105

 

Quantas vezes ouvimos dentro da nossa cabeça, uma voz que questiona: “estou educando de forma certa ou errada?” Acho que talvez ouvimos até demais não é? Escuto esta pergunta por parte de muitas famílias e até de profissionais. Eu mesma,  antes de conhecer a Parentalidade e Educação Positivas, me questionei várias vezes principalmente no contexto clínico quando trabalhei como psicoterapeuta de crianças e adolescentes.

.

E quer saber? Não existe a forma de educar certa ou errada! Existe a forma de educar que te faz sentido, que faz sentido à sua família e ao seu contexto profissional. A forma de educar que é sobretudo coerente com as suas intenções. Essa, será sempre a forma MAIS adequada. E qual a receita pra descobrir essa forma? Fazer o melhor que você sabe e que pode e perdoar a si mesmo quando, por alguma razão, não fez o melhor que podia.

.

Há outa questão importante aqui. Enxergarmos a necessidade de recorrer a novas estratégias e práticas quando as que estamos usando não estão funcionando, para que assim, tenhamos novos resultados. E quer saber pode onde isso tudo começa? Começa por nós. Somos modelos, somos exemplo. Os resultados que buscamos, muitas vezes, estão em nós e não nas crianças.

Que tal então fazer a seguinte pergunta?

Como quero que o meu filho se lembre de mim? Os meus netos? Os meus bisnetos?

Se você conseguir responder a essa pergunta, ou pelo menos começar a pensar nisto….já descobrirá as estratégias que caberão a sua realidade.

 .

Sabe do que as crianças vão sempre lembrar? De como vocês as fez se sentir. E esta, definitivamente, é a parte mais bonita e importante da educação.

.
A minha agenda de julho de atendimento já está aberta. Se você precisa de ajuda para encontrar seu caminho, eu posso te orientar. É só enviar um e-mail para acolhedoradepais@gmail.com.

Ana Flora Medeiros

Psicóloga Parental

Empreendedora digital do Programa de Orientação Parental “Acolhedora de Pais”

Pós graduada em Parentalidade Positiva

Especialista em Neuropsicologia

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close