Assumindo responsabilidades com nós mesmos

ezywatermark180411110331431.png

Desde que a minha filha nasceu, há 2 anos e 8 meses, eu ainda não havia me afastado dela por mais de um dia inteiro principalmente para vivenciar algo que fosse prazeroso pra mim mesma com o objetivo de me trazer bem-estar.  Ou seja, para fazer algo que não tivesse a ver com trabalho ou estudos… o que para muitas pessoas se não tem a ver com essas questões então é algum motivo que não é realmente plausível.

Uma ausência para que eu pudesse ter LAZER E DESCANSO. Fiz uma viagem, onde encontrei algumas amigas que não via há alguns anos e por algumas semanas eu me preparei emocionalmente para que não transformasse a viagem e a minha oportunidade de me divertir e descansar em uma experiência de tormento que a CULPA nos coloca.

Quando tomei a decisão de fazer a viagem, naquele momento estava ASSUMINDO UMA RESPONSABILIDADE COMIGO MESMA, UMA RESPONSABILIDADE PESSOAL…diante da necessidade de descansar e renovar as minhas energias. E o compromisso com assumir essa responsabilidade pessoal decorreu por todo o momento em que estive fora.

Foi realmente difícil cumprir com esse compromisso, mas venho dizer a vocês que foi prazeroso vivenciar alguns dias de sorrisos e noites de sono sem interrupções e hora para acordar. Tenho notado que muitas mulheres, sobretudo mães, tem dificuldade em ASSUMIR RESPONSABILIDADES CONSIGO MESMAS, responsabilidades pela sua vida e pelo seu bem estar. É sempre mais fácil se comprometer com a família, com os filhos , com a logística da rotina familiar e com o trabalho.  Por alguma razão existe uma dificuldade maior em assumir responsabilidades pelo seu próprio bem estar, pela saúde física e mental.

As desculpas são sempre muitas. “Meus filhos são pequenos” “O marido trabalha muito” “Eu trabalho muito” “Não tenho tempo suficiente”.

Depois de muito pensar, passar pela resistência de assumir um compromisso pelo meu próprio bem -estar, enfrentar diversas dificuldades em tomar decisões relacionadas com a vida profissional e passar por um processo de autoconhecimento intenso, descobri uma das razões para que isso aconteça. Termos esta dificuldade está diretamente relacionado à FORMA COMO FOMOS CRIADAS E EDUCADAS. Na infância, quando exprimimos nossas necessidades, nossos desejos, decisões e ao colocarmos nossos limites, nos é dito que assim não pode ser. Não temos idade suficiente, nem direitos e não sabemos o que queremos. E assim cresce a mulher adulta, sempre com alguém para tomar decisões por ela sem dar espaço para ouvir quais realmente são suas necessidade e vontades. Essas mulheres muitas vezes não sabem demonstrar seus limites ( e talvez nem saibam quais são), não sabem preencher suas necessidades, tem muitas dificuldades em tomar decisões e inúmeras desculpas para não fazer aquilo que sabe que precisa ser feito.

Depois que cheguei a essa conclusão eu resolvi fazer três coisas simples que pode me ajudar e ajudar você também a ter mais clareza de suas ideias, dar menos desculpas e a ter mais discernimento para tomar decisões, sejam elas relacionadas a qualquer área da sua vida.

  1. Dormir mais – o cansaço pode atrapalhar sua capacidade de ter clareza das ideias e impede o seu cérebro de desempenhar diversas funções essenciais para a tomada de decisões e principalmente resolução de conflitos.
  2. Sorrir mais – pessoas com bom humor produzem mais, vivem melhor e conseguem ter mais satisfação pessoal nas atividades que realiza.
  3. Reclamar menos – Reclamar do que não está ideal na sua vida faz você se afundar mais e ter menos capacidade para reagir e dar um rumo diferente as situações que te desagradam.

 

Aplicar esses três passos já é uma forma de ASSUMIR RESPONSABILIDADE PESSOAL e se tornará bem mais fácil tomar decisões em relação ao que é importante para o seu BEM ESTAR.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close