Você sabe o que é Teoria da Mente

justin-peterson-103030-unsplash

 

Teoria da Mente é uma capacidade, que nós seres humanos temos, de atribuir crenças, intenções e desejos a nós mesmos e aos outros e compreender que outras pessoas possuem esses estados mentais diferentes dos nossos.  É uma das habilidades mais importantes para a cognição social, ou seja, mais o desenvolvimento da forma como nos relacionamentos com os outros e as interações que estabelecemos.

E quando a Teoria da Mente se desenvolve?

Ela se desenvolve nos primeiros 5 anos da vida da criança. Pesquisas científicas mostram que aos 2 anos as crianças começam a diferenciar pensamento de coisas e iniciam a compreender que as pessoas ficam felizes quando conseguem o que querem e ficam tristes quando não, e ainda que existem diferenças entre o que elas mesmas querem e o que os outros querem. Essa habilidade se desenvolve para a capacidade de, aos 3 anos, falar sobre o que as pessoas pensam e sabem. Entre os 4 e 5 anos acontece a consolidação dessa habilidade quando as crianças ficam aptas a compreender que as pessoas podem pensar coisas de diferentes formas e que não necessariamente o que as pessoas pensam corresponde a realidade.

Você sabe como pode ajudar as crianças a desenvolver melhor uma Teoria da Mente?

Os estudos científicos confirmam que o tipo de interação que os pais tem com seus filhos exerce uma grande influência no desenvolvimento dessa habilidade. A leitura de histórias infantis e brincadeiras de faz de conta também podem ajudar as crianças a desenvolverem essa capacidade. Conversar com as crianças sobre o que as pessoas pensam, querem e o porquê de determinados comportamentos é crucial.

A Teoria da Mente é uma das habilidades mais importantes para o entendimento social das crianças, se torna mais explícita no período pré-escolar e se torna uma capacidade fundamental para a vida escolar da criança.

Pais e cuidadores devem ficar atentos aos sinais de interação da criança com as outras pessoas, ao engajamento destas nas brincadeiras de faz conta e aos seus interesses.

Ana Flora Medeiros

Acolhedora de Pais

Psicóloga

Especialista em Neuropsicologia

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento

CRP 13/6519

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close