A influência da satisfação parental no desenvolvimento das crianças.

1520868042412.jpg

 

Você sabe que as práticas parentais e as ideias sobre parentalidade são influenciadas por vários fatores como a personalidade dos pais, as experiências de vida que vão tendo, pela posição socioeconômica e pelas questões culturais, não é?

Grande parte dos estudos científicos em Psicologia tem apontado  os efeitos da maternidade e paternidade para a saúde e desenvolvimento global das crianças. Esses estudos tem validado  a ideia de que os pais são as principais influências no desenvolvimento infantil. Diante disso, muito se tem estudado sobre o comportamento das crianças e as relações disfuncionais existentes entre pais e filhos. Mas você já se perguntou como este pai e esta mãe se sentem ao exercer esse papel e ao ter a responsabilidade de educar um filho?

O papel materno e paterno é estressante? Os pais se sentem capazes em garantir o melhor pra seus filhos? Estes pais recebem apoio da sociedade, como um todo, para exercerem essa função? Existem momentos prazerosos nestas relações familiares?

Se aceitarmos a ideia de que nos sentiremos mais realizados à medida que conseguimos ter satisfação na execução do papel de mãe e pai, torna-se fácil compreender a importância da satisfação na realização desses papeis para um melhor funcionamento das dinâmicas familiares. Com isso, podemos perceber que a satisfação parental é considerada um aspecto de qualidade da vida familiar e como consequência disso surge um ambiente favorável para o desenvolvimento de crianças saudáveis emocionalmente.

O sentimento de competência associado ao papel parental aumentará a satisfação parental e consequentemente aumentará os fatores promotores da funcionalidade familiar. Pais que se sentem competentes conseguem gerar um sentimento de “empoderamento” tendo mais facilidade em lidar com as múltiplas e desgastantes atividades relacionadas à parentalidade, permitindo-lhe desfrutar desse papel.   O contrário também acontece, quando pais se sentem pouco competentes os sentimentos de esgotamento também aparecem, gerando pouco investimento na execução do papel de pai ou mãe.

A satisfação que um pai ou uma mãe retira da parentalidade terá impacto na socialização da criança, bem como no seu desenvolvimento. Deixo então a reflexão a respeito da satisfação que você tem sentido em realizar seu papel de pai ou de mãe. O quanto, você como homem ou mulher tem se sentido satisfeito com o seu papel parental e quais os fatores que influenciam a sua satisfação ou insatisfação?

Ana Flora Medeiros

CRP 13/6519

Acolhedora de pais

Psicóloga e Mãe

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento

2 comentários em “A influência da satisfação parental no desenvolvimento das crianças.

  1. Joana Cristina Dos Santos Medeiros 18 de março de 2018 — 11:35

    Trabalho lindo q já está me ajudando na criação dos meus filhos com seus conselhos . Q Deus lhe abençoe grandemente.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada Joana! Saber que ajudo pessoas como você me traz uma satisfação imensa. Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close